quinta-feira, 20 de maio de 2021

A CRÔNICA NO HUMANISMO PORTUGUÊS

 


FERNÃO LOPES

    Para estudarmos a obra do cronista português Fernão Lopes, é fundamental entender o significado da palavra crônica no contexto português daquela época, a palavra crônica tinha um sentido diferente. Na primeira parte da Idade Média (séculos XII a XIV), a crônica era um relato de acontecimentos históricos organizados em sequência linear. Costumava se um registro de eventos sem a preocupação de apontar o que provavelmente havia gerado fatos, que em geral eram registrados tendo o rei como o centro deles. Portanto, o cronista se identificava com o oficio de historiador.

    No Humanismo, o escritor Fernão Lopes inaugurou uma maneira de escrever crônicas que, embora ainda tivesse várias características da historiografia portuguesa da época, apresentava certa interpretação e reflexão sobre os fatos narrados. Além disso, Lopes procurava fundamentar suas afirmações em obras do arquivo do Estado Português, a que ele tinha acesso. Nessas crônicas de Fernão Lopes podemos encontrar algumas características que seriam mais desenvolvidas nas crônicas modernas (meados do século XVIII e início do século XX).


Professor Natanael Borges

Especialista em Literatura e Língua Portuguesa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Língua ou linguagem?

Como será o Novo Ensino Médio?

O novo Ensino Médio estabelece uma reforma na matriz curricular dos alunos nos três anos desta etapa escolar. A Lei nº 13.415/20...