sábado, 7 de agosto de 2021

Como será o Novo Ensino Médio?

O novo Ensino Médio estabelece uma reforma na matriz curricular dos alunos nos três anos desta etapa escolar. A Lei nº 13.415/2017, que institui as alterações, estabelece maior integração entre disciplinas e a oferta de itinerários formativos.

O Novo Ensino Médio em cada Estado do país, 21 das 27 Unidades Federativas já enviaram seus currículos de referência ao CEE (Conselho Estadual e Distrital de Educação). Destes, 11 Estados já tiveram seus currículos homologados pelo CEE.

A integração entre as disciplinas será dividida em quatro áreas do conhecimento:Linguagens e suas tecnologias;Matemática e suas tecnologias;Ciências da Natureza e suas tecnologias;Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Porém, muitos professores ainda têm dificuldades com relação a maneira de como fazer a integração das disciplinas.

Na área de linguagens, por exemplo, os alunos aprenderão de forma integrada, conhecimentos ligados à língua portuguesa, língua inglesa, educação artística e educação física. Essa junção das quatro disciplinas tratando de um mesmo assunto com diferentes pontos de vista é o grande diferencial dessa nova maneira de ensinar e aprender.

Segundo os especialistas: "Abordar assuntos por áreas é uma forma de ensino mais orgânica de construir o conhecimento. Isso porque as disciplinas reúnem competências que podem se completar sobre um determinado assunto. E no caso de linguagens, incentivar a capacidade de ler e se expressar no mundo.”

Para que o Novo Ensino Médio possa dar certo é necessário capacitar os professores e gestores em Educação Baseada em Competências. Além de palestras e workshops ministrados por especialistas da EBC, a dica mais importante é o planejamento de Ensino Baseado em Competências; os professores de cada área deverão se reunir e planejar suas aulas a partir dessa ferramenta (EBC) o que é relevante e como poderemos desenvolver assuntos que sejam de interesse dos alunos, utilizando todas as disciplinas que fazem parte da mesma área de conhecimento.

Para os especialistas em EBC (Educação Baseada em Competências): A implementação desta metodologia deve ser gradativa. Os professores precisam considerar o cenário em que a escola está inserida para não prejudicar o aprendizado dos discentes e adaptação também dos mesmos com essa nova realidade que é o Novo Ensino Médio Brasileiro.

Sou professor de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalho desde 2004 com essa realidade de integração de algumas disciplinas, com a chamada Educação Baseada em Competências. Quando retornei a dar aulas no Brasil em 2009, fiquei muito chocado e decepcionado em constatar que no meu país de origem essa maneira de fazer a educação acontecer…, ainda estava em pequenos círculos do Ensino Superior, visto que na Europa, América do Norte e no Caribe já era uma realidade sentida, ou seja, o”pão nosso de cada dia”.

Espero que esse novo Ensino Médio seja implementado (ação-reflexão-ação) mas que seja de uma forma coerente com as demandas de cada Comunidade Educativa e que os professores tenham apoio dos seus respectivos gestores.

Prof. Natanael Borges, especialista em Literatura e Português Baseada em Competências.


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