sexta-feira, 4 de junho de 2021

A poesia e as canções.

    Na Grécia antiga, os poetas cantavam seus poemas acompanhados por música, tocada num instrumento musical semelhante a uma harpa, muito difundido na época, chamado Lira. Boa parte dos gêneros poéticos desse período consistia na expressão de sentimentos e emoções: o enunciador projetava-se nesses textos, falando de suas emoções e de seus sentimentos. E como os poemas eram cantados, acompanhados pela música da lira, ficaram conhecidos, na tradição literária, como gênero lírico  O enunciador desses textos poéticos era conhecido como eu lírico. Até hoje, o eu lírico ou eu poético é a denominação que se usa para indicar a voz poética responsável pela expressão de emoções e sentimentos em um poema. Isso não significa, porém, que todos os poemas eram líricos, porque havia também poemas narrativos, chamados épicos, como as epopeias.

    Na Antiguidade e até a Idade Média, os gêneros poéticos estavam muito ligados à música: muitos poemas eram composto para serem cantados, em geral acompanhados por música, ou então recitados de memória ou por meio da leitura em voz alta. No final da Idade Média, o poema deixou de ser cantado para ser apenas lido. Essa separação consolidou-se ao longo dos séculos, a tal ponto que, no final do século XIX, o poema deixaria definitivamente de ter relação com a música, tornando-se um gênero escrito e visual.

    Pelo que você deve ter percebido até o momento, a canção e a poesia têm muitas semelhanças. A letra de uma canção e um poema são escritos em versos; o poema, quando lido em voz alta, revela que os elementos típicos da língua oral (fonemas, sílabas, entoação, cadência melódica). Hoje em dia, o poema é autônomo em relação à música, ou seja, existe sem ela; a letra de uma canção não é autônoma em relação à música porque precisa dela para ser completa. Porém, a letra de canção e o poema mantêm uma relação de reversibilidade: um poema pode tornar-se letra de música e uma letra de música pode ser lida como poema.

Prof. Natanael Borges
Especialista em literatura e língua portuguesa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Língua ou linguagem?

Como será o Novo Ensino Médio?

O novo Ensino Médio estabelece uma reforma na matriz curricular dos alunos nos três anos desta etapa escolar. A Lei nº 13.415/20...