quinta-feira, 10 de junho de 2021

LITERATURA DE INFORMAÇÃO



A terra a que os portugueses chegaram, habitada por indígenas, dotada de uma natureza assustadoramente exuberante para os estrangeiros, foi assunto para os cronistas europeus que para cá se dirigiram no século XVI e que buscavam entender o “novo mundo” e relatar suas características físicas, étnicas e culturais para os europeus: Por causa da curiosidade que as terras descobertas despertaram durante o período das navegações dos séculos XV e XVI, os relatos de viagens tornaram-se moda entre o público leitor europeu. A literatura de informação sobre o Brasil relaciona-se com esse interesse do leitor por terras distantes.

Os textos escritos e lidos naquele período fazem parte da chamada literatura dos viajantes ou literatura de informação sobre o Brasil colonial, que despertava mais interesse documental que literário, propriamente dito, uma vez que não tratava de fatos ficcionais, e sim de relatos verídicos. Essa literatura não circulou no Brasil na época de sua produção. Trata-se, portanto, de textos escritos por e para estrangeiros. Abordava, consequentemente, de documentos sobre o Brasil, destinados ao público europeu. Boa parte desses apontamentos não foi escrita em português ou por portugueses, e sim por viajantes de várias nações europeias.

Professor Natanael Borges
Especialista em Literatura e Língua Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Língua ou linguagem?

Como será o Novo Ensino Médio?

O novo Ensino Médio estabelece uma reforma na matriz curricular dos alunos nos três anos desta etapa escolar. A Lei nº 13.415/20...