quinta-feira, 10 de junho de 2021

O QUE É GÊNERO TEXTUAL?

 


No cotidiano, é comum percebermos a utilização de diferentes textos escritos ou orais para a comunicação das ideias. Há textos que visam à emissão de opiniões, narram fatos reais ou fictícios, como também pretendem persuadir as pessoas, transmitir informações, instruções, e ainda há vários com outros objetivos, todos bem definidos.

- Em meio a essas variedades, como identificar a que gênero cada texto pertence?

Os textos apresentam características diferentes, tendo em vista o objetivo da comunicação. Se a finalidade do texto é o relato de acontecimentos, reais ou fictícios, o locutor segue a estrutura de um texto narrativo. Essa estrutura apresenta um narrador, o(s) fato (s), os personagens, o momento e o lugar em que a história se passou. Quando a intenção é apresentar um cenário, um objeto ou ser vivo, usa-se o texto descritivo. Marcado pelo uso de adjetivos e verbos de estado (ser, estar, ficar, parecer, etc.), esse tipo de texto é frequentemente encontrado dentro de narrações.

Caso o objetivo seja a transmissão de opiniões ou de um ponto de vista pessoal sobre determinado assunto, faz-se o uso de argumentos com a intenção de convencer o interlocutor e, nesse caso, temos o texto dissertativo-argumentativo. Se a finalidade é levar o receptor a agir de determinada maneira – adquirir um produto, receber cuidados com o seu bem-estar, montar um aparelho da maneira correta, etc.-, o locutor utiliza uma linguagem persuasiva, marcada por verbos no imperativo. Temos, então, o texto persuasivo ou texto injuntivo, isto é, aquele que injunge, ordena ao interlocutor. Já a linguagem do texto poético visa à comunicação de sentimentos, capazes de sensibilizar o interlocutor. Por fim, uma última estrutura possível seria o texto dialogal, em que aparecem claramente as falas de um emissor e de um receptor.

 

Esses diferentes tipos de textos se materializam em inúmeros gêneros textuais ou discursos. Os textos do tipo narrativo, por exemplo, podem se concretizar em gêneros tão diversos como a notícia, o conto, a fábula ou o romance. Cada gênero textual representa um recurso de comunicação que se estabelece de acordo com o contexto, ou seja, quem produz o texto, para quem o texto é criado, com que objetivo, em que momento e ainda outros critérios.

Há gêneros textuais que circulam na mídia e são considerados informativos, como a notícia, o artigo, a reportagem e a entrevista; há aqueles que constituem gêneros do cotidiano, como o cartão-postal e o blog, entre outros. Então, o gênero textual é um conceito geral que engloba textos com características comuns em relação à linguagem, ao conteúdo e à estrutura, utilizando em determinadas situações comunicacionais, orais ou escritas.

Prof. Natanael Borges

Especialista em Literatura e Língua Portuguesa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Língua ou linguagem?

Como será o Novo Ensino Médio?

O novo Ensino Médio estabelece uma reforma na matriz curricular dos alunos nos três anos desta etapa escolar. A Lei nº 13.415/20...